segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Coletânea das melhores Produções Textuais dos Alunos do CAIC (Em Construção)

APRESENTAÇÃO
No mundo de hoje, milhares de informações chegam até nós diariamente. Do momento em que acordamos até a hora de dormir. Sem perceber, a todo instante, somos desafiados a conhecer, a aprender e a refletir sobre coisas novas.
Partindo deste princípio o CAIC – Professora Francisca Estrela Torquato Firmeza, permite que os educandos cheguem ao final de sua trajetória estudantil com sucesso.

Sucesso na escola significa aprender para valer. É aprendendo que iniciamos outras caminhadas importantes, com mais chances de se qualificar para ingressar no mundo do trabalho. Além de tudo, é maravilhoso aprender. É certo que exige esforço, mas vale a pena.

Saber ler e escrever faz a diferença na vida: é importante para se desenvolver como pessoa, como estudante e como profissional, permitindo o exercício da cidadania.

As atividades de produção de texto estão presentes continuamente na vida das pessoas nos dias atuais. Muitas vezes, comunicamos por escrito o que pensamos, o que sentimos e o que descobrimos.

A língua é um instrumento poderoso de comunicação entre as pessoas e acreditamos que você leitor possa refletir um pouco sobre como ela se organiza para ter maior domínio de seus recursos.

Esta coletânea foi preparada para permitir que você aprimore suas competências e possa ser considerado um bom leitor. Leia com atenção todos os textos, discuta suas ideias, estimule seus colegas.

Esperamos que as leituras aqui apresentadas sejam um desafio que você leitor enfrente com prazer. E que esta coletânea o ajude a descobrir como o conhecimento, em todas as suas formas, além de fundamental para nossa vida, é uma aventura fascinante.

AGRADECIMENTOS
A Deus, pela saúde que desfrutamos e pela disposição que temos para empreender projetos desafiadores como este.

Aos funcionários, que na construção deste trabalho, permitiram-nos um ambiente limpo, sadio, para podermos estudar com prazer.

Aos professores, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos, talvez seja pouco dizer “OBRIGADO'' por tudo que aprendemos através de seus ensinamentos. Então dizemos que é uma HONRA poder contar com nossos eternos professores.

A todos os amigos, eternos companheiros, nas horas de dificuldades e de alegrias, fonte de motivação.

A todas as pessoas que, através deste trabalho e de suas experiências em nossas vidas comprovam o que já sabíamos há muito: o verdadeiro sentido da amizade que é um valor que perpassa o tempo e que nunca morre, se for verdadeiro.

Aos nossos pais, por sua dedicação diária, construindo em nós a formação básica como ser humano, com entusiasmo e amor.

UM SONHO
Meu sonho é ser um jogador de futebol, viajar para fora do Brasil conhecer outras pessoas e jogar na seleção brasileiro.
Meu sonho é um dia crescer. ter minha casa própria, o meu próprio trabalho, meu negócio. Eu também quero ser estudioso, mas para esse sonho se realizar tenho que estudar bastante.
Esse é o meu sonho que eu gostaria que se realizasse.
Jefferson -7ºano

SONHOS … VOCÊ TEM?
Um sonho...
Uma vida...
Uma família...
Quem nunca teve um sonho?

Meu grande sonho ...
Um mundo melhor, sem violência, doenças, fazendo mais amigos e principalmente incluindo meu amor por você.
Jovens...
eles se apaixonam
muitas vezes por
jovens carentes,simples
mas nem tudo hoje assim...
Imaginem um mundo sem drogas, sem violência
pessoas estudiosas, inteligentes,
por anda a paz deste mundo?
Se você sabe me diga,
pois com você eu quero compartilhar.
Milena- 7º ano

O DIA DO ESTUDANTE
O dia do estudante é muito comemorado pelos alunos que gostam de estudar. Eu acredito que cada aluno pensa uma coisa diferente sobre o dia do estudante.
Todas as pessoas precisam estudar para ter um bom emprego, pois sem os estudos nenhuma pessoa pode ter uma boa colocação profissional, então e necessário usar a inteligência, o espírito e a memória para aprender.
Nós sabemos que o dia do estudante não é só no dia 11 de agosto,mas todos os dias, são dias do estudante, também é preciso estudar muito para aprender, ter os conhecimentos práticos nos estudos e na vida.
Jéssica Cavalcante Lima – 7°ano “A'

AMIZADE 
A amizade é uma coisa
que não temos todo dia,
Quando vejo dois amigos,
meu coração pula de alegria.

A amizade agora é raridade,
porque as pessoas
a cada dia que passa
estão matando esse sentimento
por causa do dinheiro.

Amigo que é amigo
não derruba você
não diz palavras
que machucam o coração.

Amigo que é amigo
não leva você para o fundo do poço,
mas te ajuda a passar as dificuldades.

Amigo, o verdadeiro amigo
perdoa você,
mesmo que você tenha
pisado na bola.

Enfim, ser amigo é
ter tudo e muito mais,
então procure amizades
sinceras e verdadeiras
e não amizades de mentirinha.

A verdadeira amizade
não tem preço.
Sejamos amigos
e vivamos felizes.
Priscila – 6ºano “A”

COMO PODERIA SER MINHA VIDA
Eu queria que a minha vida fosse normal, eu queria morar em um lugar que tivesse muitos animais como aves e animais que vivem na terra, digo, animais terrestres.
Queria acordar com os passarinhos cantando, vacas mugindo, todos os dias às cinco horas da manhã buscar leite fresquinho, fazer as coisas e depois fazer aquela comidinha gostosa que contenha muitas verduras que eu colhesse da minha horta. Quando chegasse a tarde, eu gostaria de andar num belo cavalo marrom e branco, depois ao anoitecer tomar um gostoso banho, jantar, reunir minhas amigas, fazer uma roda para juntas catarmos o feijão para o dia seguinte, depois dormir, na certeza que amanhã, teremos mais um dia abençoado por Deus.
Marina Nascimento Silva – 7ºano 'A'

UM SONHO
O meu sonho é ser um desenhista profissional, porque o desenho é uma arte muito legal e o desenho mé uma arte que pode ser aprendida. O meu sonho também é fazer o meu próprio desenho, criar meus personagens, criar histórias bem interessantes.
Eu iria divertir as crianças com minhas histórias em quadrinhos, depois vendê-las e ganhar dinheiro. Primeiro colocaria meus desenhos na mídia, como a televisão, e sei que iria conquistar muitos sorrisos e ficaria famoso.
O foco do meu trabalho é o desenhista Maurício de Sousa, acho as histórias em quadrinhos dele muito criativas, um dia vou ser igual a ele. Os desenhos dele da Turma da Mônica tem muitas histórias animadas, eu sou inspirado neles,e sei que ainda vou fazer muito sucesso.
Paulo Henrique

O QUE EU QUERO DOS MEUS PAIS
Eu quero que os meus pais sejam muito felizes, mas o mais importante é que eles amem a mim e ao meu irmão. Não é querendo ser egoísta, mas meus pais já me prometeram muitas coisas, mais isso não importa, tudo que eu queria é que meus pais fossem mais prestativos e que pudessem cumprir todos os seus deveres.
Gostaria que meus pais desem mais tempo para mim, eu vivo o tempo todo de casa, trancado com meu irmão, seria interessante que eles tivessem tempo para conversarmos, brincarmos, fazer coisas bobas juntos e nos divertir um pouco.
Quero tudo como era antes, quando eu era pequeno, minha mãe fazia bolos de todos os tipos, mas agora eu cresci, tudo que tenho que fazer é estudar e esperar que todos cheguem para almoçar, e tudo que falam é sobre trabalho, dificuldades, e não têm tempo para mim e meu irmão, só tempo para o trabalho e cumprir suas tarefas, mesmo assim eu gosto de como eles são e tomara que Deus nos abençoe para o resto de nossas vidas.
Filipe do Nascimento dos Santos

O QUE REALMENTE É IMPORTANTE
Muitas pessoas acham que o mais importante é ter coisas materiais. As pessoas estão se afastando cada vez mais de Deus. Como podemos ter um bom relacionamento com Deus, se não temos tempo para Ele? A Bíblia conta uma parábola de um homem rico, mas, não era rico para com Deus. Era mais ou menos assim: Veio um homem da multidão e disse para Jesus: - Diga a seu irmão que me dê algumas de suas coisas, então Jesus contou-lhe a seguinte parábola: Um homem era muito rico, tinha muitos celeiros, que são grandes depósitos para guardar cereais. Suas colheitas estavam produzindo tão bem que não havia mais espaço nos celeiros , então ele pensou, vou derrubar estes e construir maiores. E Deus falou para ele: - Seu tolo, você vai morrer hoje à noite, para que vai ficar as coisas que guardou?

Por isso, o mais importante, é a nossa vida e não o dinheiro. A Bíblia fala que ele serve de proteção, mas não podemos amar o dinheiro, pois poderemos ter problemas. Devemos ser ricos para com Deus, para termos a vida eterna. Mas como podemos ser ricos para com Deus? Colocando Deus em primeiro lugar em nossa vida, assim poderemos viver em paz no belo de Deus.
Fernando Ferreira do Nascimento – 7ºano “B”

QUERO O MELHOR PARA OS MEUS PAIS
Eu quero o melhor para os meus pais, vou lutar para conseguir dar para a minha mãe e o meu pai uma casa muito boa e bonita, vou lutar muito, muito, para que eles tenham uma mansão com uma piscina. Mas, eu sei que vai ser difícil, porque muitas pessoas hoje, estão morando em barracos construídos com pedaços de madeiras, que encontram no lixo plásticos, e o sustento da família vem da reciclagem, é com esse dinheiro que eles ganham que serve para consertar a casa e muitas vezes não dá para comprar o alimento necessário à sua vida. 
Quero ser jogador de futebol para que eu possa dar uma vida digna para os meus pais, mas, pensando melhor não vai dar para eu presenteá-los com uma mansão, porque, quando eu olho e vejo aquele povo implorando pela misericórdia das pessoas de bom coração, e tendo ajuda do povo que é solidário, então percebo o quanto a vida adulta é difícil, mas, sei que na Europa o futebol é muito valorizado, que os jogadores são muito bem pagos, por isso vou lutar bastante para atingir meus objetivos e dar uma vida mais digna para os meus pais.
(Moral do texto: não deixe de lutar nunca)
Abel

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Nos tempos de hoje os trabalhadores não têm muito conhecimento sobre a área de trabalho em que eles atuam, muitos não são concursados, treinados, por isso são desvalorizados. É necessário ter competência, conhecimento e bom desempenho para se ter um trabalho. Atualmente o merca do de trabalho está procurando pessoas e jovens sem filhos para poderem passar mais tempo no trabalho e que estejam dispostos a aprender e mostrar produtividade. Faz-se necessário que a pessoa tenha pelo menos os conhecimentos básicos para mais tarde procurar uma capacitação profissional e qualificada. A importância da habilitação profissional é de grande relevância no âmbito do conhecimento. A experiência não aquilo que nos acontece e sim, é o que fazemos com aquilo que nos acontece. Daí vem o reconhecimento à formação profissional de cada trabalhador. Nas últimas décadas, o profissional estava centralizado na resistência física e na capacidade de repetir modelos, hoje em todas as áreas, inclusive na tecnológica, há a necessidade de se capacitar muito cedo, porque senão você fica para trás, é para frente que se anda. O mercado de trabalho está muito exigente, que vença o melhor, o mais capacitado profissionalmente.
Bruna Ferreira Matos de Sousa - 1º ano

O CONHECIMENTO NA VIDA PROFISSIONAL
Todos nós desde criança temos um projeto de vida, um dia queremos trabalhar com algo que sonhamos, ou seja, a profissão que desejamos.
Fazemos projetos e mais projetos de vida, sonhamos alcançar a vida adulta e mostrar para o mundo o que sabemos fazer. Mas, será que realmente estamos preparados para enfrentar o mercado de trabalho? Será que estudamos o necessário para irmos além dos nossos projetos de vida? Ou será que foram apenas sonhos, devaneios e pouco estudo, pouco interesse? 

Devemos estar preparados para competir com o mercado de trabalho pois muita gente também está a procura de emprego. Devemos ter conhecimentos e qualificação profissional naquilo que desejamos alcançar, o mercado profissional é como um poço, ninguém pula para dentro, pois sabe que é muito difícil sair. Do mesmo modo é a profissão, como vamos trabalhar se não temos os aconhecimentos e desenvolvimentos necessários para enfrentar os avanços tecnológicos? Uma profissão, exige o desenvolvimento de determinadas aptidões e treinamento específico dentro da sua área de trabalhado,portanto, capacite-se na profissão em que você pretende atuar.
Hoje em dia poucos se interessam realmente por uma profissão, querem apenas se formar,mas, não querem estudar. O conhecimento é o principal ingrediente para o sucesso profissional, sem conhecimento você é um forte candidato para aumentar o índice de desemprego, porque só fica quem tem capacidade e competência. Para obter sucesso não desista, para obter competência respeite, e para obter conhecimento … ESTUDE!!!
Leudenice da Silva Felipe – 1º ano

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
A formação profissional é deveras importante para quem quer entrar no mercado de trabalho, pois ter uma formação indica que você é um forte candidato para vencer e ter sucesso no trabalho. Um vaga para emprego é muito concorrida. O estágio é uma forma de você obter os conhecimentos práticos dentro da sua área específica de trabalho. Ao longo do tempo, todos nós devemos nos preparar profissionalmente, expor nossa bagagem, coragem e determinação para atingir nossas metas.
Hoje, capacitar-se é fundamental para jovens e adultos que querem vencer na vida profissional, seja mais um vencedor, ESTUDE, CAPACITE-SE, ACREDITE NO SEU POTENCIAL.  
Claudênia de Matos Cardoso – 1º ano
O JOVEM E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
No Brasil existem mais desempregados do que empregados, isto porque poucos jovens se interessam nos estudos, e não têm nenhum objetivo futurista, pensam que a vida é uma eterna brincadeira e que o futuro está lhe esperando de braços abertos, mas o mundo lá fora não deixa passar nada.
O jovem tem que se interessar agora que está no começo, porque recomeçar é sempre mais difícil. Aqui no Brasil está ficando cada vez mais frequente passar na televisão assassinatos de jovens com dezoito anos. Adolescentes, cada vez menos se interessam por algo que lhe dá uma profissão digna, porque não têm perspectiva de vida. Os professores não estão nas salas de aula como enfeites, não foi fácil para eles, para os médicos, entre outros profissionais, isso é prova que a pessoas exercem os cargos em que estão inseridos porque tiveram interesse, determinação e coragem dentro dos seus objetivos. 
 
Existem vários cursos em faculdades públicas, cursos que você talvez não goste, mas às vezes é melhor você se formar. Se capacitar profissionalmente do que ficar na ociosidade e se entregar ao mundo das drogas e ter a vida com os dias contados.
Todos sabem que não é fácil ser um arquiteto, advogado, um juiz ou até mesmo um gari, porque até para ser um gari, hoje em dia é necessário que você tenha o ensino médio completo, atualmente não basta concluir o ensino médio, você tem que desenvolver suas habilidades intelectuais e profissionais, para poder gerir sua vida com mais dignidade e confiança, na certeza de ser mais um vencedor na vida profissional. O futuro não te espera, é melhor você fazer sua parte agora, do que reclamar dos órgãos competentes, o teu fracasso.
Francisca Samires de Lima dos Santos – 1º ano

O DESEMPREGO
São frequentes as queixas sobre o desemprego no Brasil. A falta de emprego está crescendo assustadoramente a cada dia que passa. A sociedade deveria dar mais chances aos brasileiros porque se isso não acontecer o número de famílias passando fome irá aumentar consideravelmente. O desemprego é grande. Milhares de jovens querem um futuro melhor neste país, mas atravancam no desemprego, o ,país está de ponta à cabeça, poucas são as pessoas que conseguem um trabalho digno. Fico horrorizada em tempo de eleições, quando os candidatos arrebanham centenas de pessoas para ficarem o dia inteiro sobre um sol escaldante, segurando bandeiras, tudo por causa de uns trocados, e ainda tem candidato que não paga aquela reles micharia, fora as humilhações diárias.
As pessoas que se dão bem na vida são políticos, corruptos, assaltantes, certos pastores, tudo porque não há uma política econômica igualitária, distribuição de renda capaz de atender a todos sem distinção.
Não é fácil ser médico, professor, policial, diretor. Existem muitos cursos no Brasil, cursos profissionalizantes, este é um excelente recurso para se ter um futuro melhor. Outra coisa, a ética é essencial para a formação do trabalhador. Todos nós deveríamos nos profissionalizar para vencer no mercado competitivo de trabalho. Sabemos que não é fácil ser professor, profissão essa que exige conhecimentos, garra, coragem, isto porque é muito difícil manter vários alunos dentro de uma sala de aula, pois estes querem apenas frequentar e não estudar. Mas as dificuldades não são apenas dos educadores, mas também dos policiais, bombeiros etc.
Irlane Marques – 1º ano

A FALTA DE ÉTICA

Hoje em dia a falta de ética dos profissionais está muito grande na nossa sociedade, pois a maioria dos profissionais não estão dando mais a devida importância ao trabalho. Não falo de todos os profissionais, mas, que isto é um fato que ocorre principalmente com as classes menos favorecidas.
Os bens materiais passaram a ser sinônimo de sucesso, acho muito bonito como os professores da nossa escola fazem conosco, alunos, são educados, competentes e o mais importante são inteligentes, além do mais procuram trabalhar os conhecimentos, os conteúdos teóricos e práticos de forma prazerosa e diversificada, abordando as diversas temáticas com metodologias e estratégias diferentes e inovadoras, é por essa razão que eu admiro os meus professores.
No que diz respeito à ética dos professores, o trabalho e os exercícios, há pessoas que acham besteira, mas eu acho que é muito sério falar nesse assunto porque precisamos valorizar esses profissionais que tanto se esmeram para nos transformarmos em cidadãos conscientes de nossa cidadania.
Admiro todos os educadores e os parabenizo pela forma que eles conduzem tão bem suas turmas e pelo valor que eles dão a sua profissão, o que infelizmente os órgãos governamentais nas esferas federal, estaduais e municipais não dão.
Maria Nayane Braga dos Santos – 1º ano



O QUE EU QUERO NO FUTURO

O que quero do futuro primeiramente é poder acabar os meus estudos e um dia ser alguém na vida, eu penso e converso muitas vezes com a minha mãe sobre o meu futuro, falo para ela que eu não sei ainda o que quero ser, talvez secretária ou professora ou até mesmo dona de casa, acho, que ainda tenho muito tempo para pensar e decidir o que quer o da minha vida, também quero fazer faculdade na UFC.
Bom, acho que tenho muito tempo para pensar e decidir o que quero da minha vida, me lembrei também de outras profissões, telemarketing, enfermeira, secretária, professora, qualquer um , menos trabalhar em casa de família, isso é a pior coisa que existe, trabalhar em casa dos outros, mexer nas coisas dos outros, vai que some alguma coisa e a culpada vai ter que ser quem trabalha lá, por isso nem penso em trabalhar em casa de família é muito chato!!!
Nome: Aldaliana


COMO EU QUERIA QUE FOSSE A MINHA VIDA


Eu queria que a minha vida fosse um conto de fadas, que eu pudesse voar, fazer magias e brincar. Se minha vida fosse um conto de fadas eu iria ajudar as pessoas que estivessem em perigo.
E os meus amigos que viviam na floresta seriam uns grandes animais,com eles poderia me divertir no mundo de contos de fadas e fazer várias magias, como ficar invisível e sonhar com um mundo mágico e pudesse ser muito feliz contando com a ajuda dos meus amigos e contar com eles no que der e vier .
Neste mundo mágico seria honestamente feliz.
Maria Ivila dos Santos - 7ºano 'A'

MINHAS FÉRIAS


Nas minhas Férias eu fui para Sobral com minhas primas, lá passei vinte dias, foi muito divertido. Todos os domingos eu e minha tia íamos para a piscina e também para a sorveteria e lá nos divertíamos muito.
Meu tio é muito divertido, ele levava eu e meu primo para onde nós queríamos ir. Minha tia que mora em Sobral tem uma filha pequenina, ela tem dois anos, minha mãe é madrinha dela. Eu gosto muito da minha prima, o nome dela é Lara ela é muito fofinha.
Toda vez que eu vou para Sobral também vou para casa das minhas amigas, mas, toda vez que minha prima me via saindo chorava muito, então eu ficava com pena dela não saía para a casa das minha amigas sobralenses.
Mas um dia antes de eu ir embora minhas amigas me fizeram uma surpresa maravilhosa, todas elas apareceram na casa da minha tia logo ao amanhecer para se despedirem de mim. Então, elas passaram o dia inteirinho comigo, foi muito divertido. Como é bom ter amigas de verdade.
Nágela Rodrigues Xavier 7º ano “B”

O QUE QUERO DOS MEUS PAIS

Meus pais estão separados há 15 anos, e eu moro com minha mãe, meu pai de vez em quando ele vem me ver, sinto muita saudades dele, fico triste porque queria muito ver meu pai e minha mãe juntos, é muito ruim você querer passar o final de semana junto de seu pai ou de sua mãe e não poder. É muito ruim também você ver sua mãe e seu pai brigando na sua frente, dói muito dentro de você, passar um aniversário longe de seu pai ou de sua mãe, por isso o que eu quero dos meus pais um dia passar o meu aniversário junto com eles. Caros pais e mães vocês não sabem o prejuízo que vocês nos causam psicologicamente, pensem bem quando forem se separar, nós também fazemos parte de suas vidas.
Greciane de Sousa Pereira - 8º ano “C”
COMO EU QUERIAQUE FOSSE A MINHA VIDA

Eu queria que fosse com muita paz e alegria, que tivessem mais respeito uns pelos outros e que todo mundo fosse evangélico e não tivesse crime e nem bandidos, só tivesse pessoas boas, sem más intenções, para que o mundo fosse melhor para todos e ninguém passasse fome e nem sede e todos tivessem família, porque tem muitas pessoas que têm tudo e vivem reclamando da vida enquanto que outras pessoas queriam apenas ter uma casinha para morar com sua família e ser feliz, eu queria que a minha vida fosse só com paz e alegria.
Thales Gomes Ferreira - 7º ano “A”
A copa no meu bairro

Durante toda a copa, todas as pessoas se reúnem para enfeitar suas ruas, casas e comércios, mas tinha um senhor chamado seu Chico que não gostava de comemorar, porque sempre as pessoas que iam enfeitar subiam no telhado de sua casa e quebravam algumas telhas. Seu Chico ficava com tanta raiva de tudo isso. Durante esta copa não foi diferente, alguns dos seus vizinhos tentaram colocar bandeirinhas subindo em seu telhado e ele logo disse: Quem subir aqui eu irei quebrar as pernas à pauladas.
Todo mundo ficou com medo de subir, mas a vontade de ganhar o concurso da rua mais enfeitada desta copa, fez com que muitos arriscassem. Combinaram de um grupo chamar o seu Chico para dar uma voltinha enquanto outro enfeitava a rua. Ela ficou linda.
Quando seu Chico voltou para casa notou as bandeirinhas como também suas telhas quebradas. Então saiu quebrando todas as bandeirinhas e apedrejando as casas dos seus vizinhos.
Todos juntos pegaram o seu Chico o amarraram numa cadeira e puderam assistir ao jogo numa certa “harmonia”.

Cleriston 1ª B










A copa no meu bairro

Neste ano a copa do mundo no meu bairro deixou os moradores tensos e agitados. As ruas ganharam um tom verde e amarelo. Nos dias de jogo do Brasil cada rua se transforma numa verdadeiro cinema ao ar livre, sem telão é claro.
As pessoas colocam seus televisores nas calçadas para que possam assistir e comemrar juntas cada vitória da seleção brasileira.
A cada gol da nossa seleção fazem barulhos esquisitos, soltam fogos e se confraternizam, e cada vitória a festa vai até meia noite, não há ocupação demais nessa época, todos procuram um jeito de comemorar juntos.

Leudenice da Silva 1ª B


A importância do conhecimento para a formação profissional

Para sermos um bom profissional no futuro, temos que ter conhecimento do que estamos aprendendo agora, porque não é atoa que as pessoas conseguem melhorar de vida. Olhando a maneira de como as pessoas modificam suas vidas, pensamos que é fácil, esó praticando percebemos o quanto é difícil.
Para alcançar os nossos objetivos temos que lutar, pois agora dependemos de nossos pais, e mais tarde temos que depender de nós mesmos. Para ser um bom profissional temos que ter várias especializações, ou seja, saber de tudo um pouco.
Concluí que que temos que aproveitar o máximo que pudermos este momento porque esta fase não irá se repetir, e a maneira de como apreciamos este momento é que decidirá o nosso futuro. Dependemos do agora, para ser alguém mais na frente. Um bom profissional requer uma fonte de conhecimento. Faça por si e Deus fará por todos.


Marina Rocha – 9º ano /2009



Povo Cearense

Muitas pessoas, por ignorância talvez, acreditam que o Nordeste é apenas uma terra de secas e de fome. Mas equivocam-se totalmente, principalmente quando se referen ao Ceará. Nossa terra do sol é muitíssima rica em belezas naturais, gente bonita, inteligente e principalmente dotada de uma cultura popular única, que cultivamos a cada dia, seja na linguagem própria do cearense, seja em suas manifestações culturais ou em seus produtos manfaturados e originais.
O povo cearense é um povo trabalhador e que sabe valorizar os frutos que a terra mãe o ofertou. Sabe que de vez em quando passa por dificuldades mas apesar de tudo, nunca perde a alegria especial que só o cearense tem.
O Ceará é mais que um fruto puro e peculiar de nossa talentosa caatinga. É o lugar onde o sol brilha para todos. Onde as oportunidades se misturam e fazem contrastres com o mar e o sertão. É o lugar que temos o orgulho de chamar de lar. Tratando-se de cultura e beleza o Ceará tem disso sim!

Thiago Wesley 3ª A /2009


Ultimamente, como se sabe, a população de idosos mais que dobrou em alguns países e como o Brasil é um país em desenvolvimento aqui não é diferente. São cada vez mais idosos, e mesmo que fossem minoria, faz-se realmente necessária a aplicação de leis exclusivas de defesa e favorecimento dos idosos, porque estes já contribuíram muito para o crescimento de nosso país e agora têm muitas histórias para constar, coisas boas e úteis para ensinar. A necessidade do Estatuto do Idoso existe porque na maioria dos casos os idosos são pessoas frágeis e indefesas e a violência contra essa classe se multiplica em razão do mísero benefício que recebe.
Thiago Wesley Ferreira – 3ª A


Conto
Sonho de Criança

Joaquim morava há muito tempo nas ruas daquela cidade. Certo dia enquanto fugia de outros garotos que o perseguiam, entrou acidentalmente em um Shopping Center e se deparou com uma maravilhosa loja de brinquedos.
Enquanto observava deslumbrado todos aqueles brinquedos esqueceu-se por um momento quem ele realmente era. Imaginou-se brincando com aquelas bugigangas eletrônicas e não pensou duas vezes, foi direto a um carrinho que havia chamado sua atenção, não hesitou e pegou o brinquedo, que ao ser tocado pelo menino começou a acender e apagar luzes coloridas e a fazer grandes ruídos.
Olhando fixamente para o carrinho, o menino nem viu um guarda da loja aproximar-se, tentou até correr mas o guarda o segurou pelo colarinho dos trapos que o menino vestia e o arrastou para fora da loja.
Joaquim foi embora, apesar de parecer, não estava triste. Estava feliz por ter sido por um momento uma criança comum, como tantas outras. Passou o resto do dia e até a hora de dormir, pensando no carrinho...
Thiago Wesley - 3ª A



Uma história fantástica
Num reino distante, vivia pacificamente um rei. Seu reino tinha harmonia, os habitantes não sentiam vontade de sair de lá. As terras produziam o necessário par o sustento de todos e, dificilmente, algum acontecimento ruim chegava a atrapalhar a vida.
Até que um dia o reino amanheceu diferente, não estava mais harmonioso e os habitantes pareciam com vontade de irem embora. As terras não produziam mais o necessário para o sustento de todos e dificilmente haveria solução para tantos problemas.
Então os habitantes resolveram sair em busca de outro reino. Orei ficou muito triste e foi em busca de soluções. Chamou vários conselheiros para juntos salvarem o seu reinado, mas ninguém conseguiu ajudá-lo.
Sem mais esperanças convocou todos os moradores e pediu que não partissem e aguardassem mais um pouco. Foi então que ele acordou e percebeu que tudo não passava de um pesadelo.
Desse dia em diante o rei se dedicou mais ainda para melhorar seu reino e todos continuaram então vivendo felizes para sempre.

Ana Rebeca de Souza 1ª B

O Lugar Onde Vivo
Sub. Tema: A Copa do Mundo no Meu Bairro
A agitação é justificada, o bairro é imenso o coração batendo forte dentro do peito, as pessoas unidas por uma paixão, que atenta aos olhos daqueles que tentam esconder a emoção, saltos, pulos e gritos ao soar do gol, sempre para frente sem fraquejar, passando força e energias para a nossa seleção, enfeites nas ruas, casas pintadas, carros enfeitados com bandeiras brasileiras, estampando camisas, bonés, chinelos e janelas, desse povo que acredita no Brasil, contra tudo e todos.
Nesse momento a maior potência do futebol entrando em campo, o frio na barriga, a ansiedade, a angustia, a seleção brasileira dando um show, que vai entrar para a historia do futebol, sempre demonstrando a superioridade no olhar, a vitoria já é esperada, claro! Mesmo com os erros e falhas, acreditar no Brasil, essa é a emoção de uma copa do mundo no meu bairro.
Aluna: Andermilson Silva de Souza
Turma: 1ano A

O Lugar Onde Vivo
Sub. Tema: A Copa do Mundo no Meu Bairro
No lugar onde eu moro, a copa do mundo está sendo muito comemorada, algumas pessoas enfeitam suas casas com bandeirinhas nas cores da seleção brasileira.
Ontem no jogo do Brasil contra a Coréia do Norte, eu e meus vizinhos nos reunimos para assistirmos ao jogo. Quando o Brasil fez o primeiro gol à alegria era enorme, era gente pulando de um lado, era gente gritando de outro, todo gol que o Brasil fazia era um barulho enorme, principalmente com as vulvuzelas, uma corneta que faz muito barulho.
Se a copa do mundo está bastante agitada, imagina a de 2014, que será realizada no Brasil.
A seleção brasileira estreou bem, deu um grande passo para a próxima partida contra a Costa do Marfim.
O Brasil é o líder do grupo G com 3 pontos, com a vitoria em cima da Coréia do Norte, com os gols do lateral direito Maycon e o meio-campo Elano, o Brasil virou um dos grandes favoritos a ser campeão da copa do mundo de 2010 na África do Sul.
Aluna: Antonio Elvis Cruz Morais.
Turma: 1ano A

Tema: O Lugar Onde Vivo
Sub. Tema: A Copa do Mundo no Meu Bairro
A copa do mundo como se sabe é um mega evento esportivo, mas além disso, é possível perceber que é também uma forma de interação, união das pessoas, tanto de diferentes nações que se reúnem nos estádios para torcerem por suas seleções, quanto de vizinhos nas comunidades por todo o pais. Não é difícil de ver, as vésperas da competição, a vizinhança mobilizada na ornamentação das ruas, é bandeirinha pra lá e pra cá, tintas verde e amarela por todos os lados, nem mesmo as arvores escapam.
No meu bairro não é diferente, o verde e amarelo também predominam, seja em uma simples bandeira no alto das casas, ou até mesmo em túnel formado por fitas que vão de um lado a outro da rua. Há aqueles que aproveitam essa época para comprarem até mesmo uma televisão nova. É churrasco, bebidas, pipoca, rodinhas de pessoas assistindo aos grandes jogos nas calçadas, todos com o grito de gol atravessado na garganta, esperando o momento certo para gritar. Cenas que se repetem ao longo das ruas, em todos os bairros.
Com pensamento positivo e uma torcida assim, com certeza o hexa está logo ai.
Aluna: Antônio Conrado Vieira Ribeiro
Turma: 3ano A


A Copa do Mundo no Meu Bairro

A copa do mundo é um evento que ocorre de quatro em quatro anos, esse acontecimento trás átona uma satisfação e entusiasmo em todos nós.
No bairro em que resido não é diferente, tem sempre uma animação que contagia a todos, até mesmos os que não gostam de futebol.
Ter a certeza de que o Brasil vai ganhar a copa do mundo, está cravado em 99% dos corações brasileiros, colorir a rua, bairro ou até mesmo o fundo de quintal, é sempre uma satisfação para o povo brasileiro, seja rico ou pobre.
No meu bairro não é diferente vizinhos, amigos, famílias, todos nós, nos juntamos, criamos idéias novas e criativas para produzirmos um bairro bonito e no ritmo da copa do mundo.
Quando tudo já está preparado em padrões da copa, reuni-se todas as pessoas, e ficamos aguardando o momento mais esperando, que é o jogo começar.
Independente do resultado da copa do mundo em relação ao Brasil, no meu bairro é sempre uma animação.

Aluna: Gesilane de Sousa da Silva
Turma: 3ano A

Açúcar: vilão ou vítima?


O açúcar é um bem e um mal ao mesmo tempo. É bom porque conserva vitaminas e é mau porque seu consumo em exagero causa várias doenças para nossa saúde.
Grosso modo existem dois tipos de açúcar: o amarelo e o branco; só o amarelo conserva parte das vitaminas originais, tornando-se, assim a melhor opção de consumo.
O mel também é uma boa opção, pois contém sacarose, frutose e glicose, além de vitaminas e sais minerais. Se consumirmos muito açúcar, ganhamos peso e podemos sofrer de doenças como a diabetes, por exemplo.
Os açúcares são ricos em calorias (entre 300 e 400 por gramas), por isso temos que tomar cuidados ao usá-lo em qualquer alimento.
O açúcar refinado passa por vários processos e nesses processos são adicionadas várias substâncias para deixá-lo branco. Esse açúcar é o menos indicado para quem tem cuidado com a saúde. O açúcar mascavo não passa pelo refinamento, sendo assim, ele mantém os nutrientes da cana-de-açúcar. Os açúcares integrais, mascavo, demerara e orgânico mantém carboidratos , vitaminas e sais minerais, pois não passam por nenhum processo químico.
Os açúcares são bons e maus. Bons porque a grande maioria deles contém vitaminas e sais minerais; são maus para aquelas pessoas que tem diabetes, sobrepeso e que gostam muito de açúcar.


Aluna: Aline Fernandes Menezes de Oliveira – 3º. B – Tarde


Fundo de combate a miséria


O Brasil vem enfrentado um grande problema causado pela fome. Milhares de pessoas necessitam de alimentos.
O principal motivos efeitos causados pela fome e a miséria, não é a falta de produção de alimentos, e sim, pela falta de renda das famílias para adquirir alimentos na qualidade e quantidades necessárias.
A própria constituição em seu artigo 3º. diz que um dos quatro objetivos da República Federativa do Brasil é erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais.
Atualmente existe o projeto Fome Zero para combater esse grande problema que afeta a muitos. O projeto tem como objetivo ampliar a merenda escolar em escolas públicas e creches, combater a fome através dos restaurantes populares, barcos de alimentos etc.
O Brasil tem condições de eliminar a miséria, a fome e outros problemas sociais, com a ajuda do governo, com implantações de políticas públicas. Só assim, então, nosso país será um país de todos.


Aluna: Cleidiane Rodrigues Oliveira – 2º. B – Tarde








Quando um país vive numa situação de miséria, podemos dizer que praticamente todas essas causas estão agindo ao mesmo tempo e estão na origem da fome desse país.
A miséria no Brasil não é algo ocasional, mas resultado de um processo de histórico. Hoje há um amplo consenso de que o mais terrível dos efeitos da miséria – a fome – não é causada pela falta de produção de alimentos, mas pela falta renda das famílias para adquirir os alimentos na quantidade necessária e com a qualidade adequada.
Essa situação precisa ser enfrentada, pois uma pessoa faminta não é uma pessoa livre. É necessário em primeiro lugar conhecer as causas que levam à fome. Muitos acham que conhecem, mas não percebem que, quando falam de3las, se limitam, muitas vezes, a repetir o que tantos já disseram e a apontar causas que não têm nada a ver com o verdadeiro problema. “Simples canetada.”


Aluna: Gabriele da Silva Souza – 2º. B Tarde






O fundo de combate a pobreza


A pobreza está relacionada basicamente a dois fatores. O primeiro seria a desigualdade social que atinge de forma cruel as pessoas mais miseráveis que não tiveram nenhuma oportunidade na vida; o segundo seria a falta de competência de algumas delas que não aproveitam as oportunidades que aparecem em suas vidas.
A principal solução seria o fim da desigualdade social, coisa praticamente improvável de acontecer, pois vivemos em um mundo capitalista em que o lucro manda sem espaço para nenhuma compaixão ao próximo.
O objetivo principal da FECOP (Fundo Estadual de Combate a pobreza) é reduzir sistematicamente a pobreza em áreas selecionadas do estado do Ceará, pessoas as quais estão abaixo da linha de indigência. Sua estratégia é dar um atendimento integral e assim proporcionar a elas uma melhor condição de vida.
Mas para que isso tudo aconteça deve haver uma melhor organização da renda do estado, o que ajuda a resolver o problema da desigualdade social.


Aluna: Nágela Pereira Nunes – 2º. B Tarde
Que eu quero dos meus pais
Eu quero amor, carinho, dedicação, paz, união dos meus pais, porque eles são muito importantes para mim e para meu irmão, eles fazem de tudo para nos fazer felizes e não querem nos ver tristes, eles lutam pelo nosso bem, querem que nós estudemos e lutemos pelo que nós queremos na vida, para sermos bem educados e não sermos mal educados com os outros.
Eu sei que eles só querem o nosso bem e não o nosso mal. Às vezes nós brigamos, mas não conseguimos ficar brigados, porque sempre seremos uma família unida, sei também que eles nos amam. Queria dizer uma coisa: o que eu quero dos meus pais é a sinceridade, a união.
Eu sei, que eu nunca vou sentir raiva, desprezo, ódio da minha família, porque minha família é unida.
Aluna- Railane

Minha rua rumo ao hexa


No ano em que tem copa do mundo, já possível ver tantas bandeiras do Brasil nas ruas, nos carros, assim como nas janelas de apartamentos ou nas casas comuns.
Na rua onde moro as pessoas se reúnem e vão enfeitar a rua com bandeiras e quando está perto do jogo começar, os vizinhos nos convidam para assistir ao jogo, vestimos uma camisa com as cores da nossa bandeira, vibramos cada gol, cada vitória ou mesmo choramos quando o nosso time ganhou.
É muito divertido, todos nós gritamos e pulamos de alegria, mas graças a Deus nunca aconteceu brigas na nossa rua por causa do jogo do Brasil. Eu gosto quando começa a copa do mundo, porque é só na copa, que meus vizinhos se reúnem com outros vizinhos.
Eu não sou contra as pessoas do meu bairro enfeitar a rua, eu também ajudo e sempre que tiver jogo eu estarei torcendo pelo nosso Brasil, por que somos brasileiros e n não desistimos nunca.
Aluna- Adriana de Oliveira Ferreira - 2º ano “C”

A copa do meu bairro
A copa do mundo é um evento que mobiliza o mundo todo. A cada quatro anos, vemos todos os países envolvidos com o futebol, jogadores tornam-se ídolos e heróis, no meu bairro isso não é diferente.
Devo admitir que não entendo muito de futebol, no entanto, faço questão de acompanhar aos jogos da seleção brasileira. Nessa copa a minha rua é uma das poucas que não está pintada de verde e amarelo, porém, como eu, outros moradores se reúnem para assistir aos jogos na casa de amigos, vizinhos e parentes. Todos torcem pelo mesmo time, vibram com os lances, se emocionam, gritam, choram e xingam o juiz. Enfim, aproveitam este evento para curtir com a família e amigos; a pipoca e o refrigerante também não faltam. Se caminharmos pelo meu bairro veremos a bandeira nacional em carros, casas, postes, janelas e em camisetas e até no capô de alguns carros.
A copa do mundo é sem dúvida um grande espetáculo que mexe com o coração de todos os brasileiros, pois, com a simplicidade de um jogo, consegue prender atenção de toda uma nação.
Aluna- Josiane Barros Azevedo – 2ºano “C”



Como queria que fosse minha vida
Eu queria que a minha vida fosse a de uma menina feliz, pois eu não tenho a vida simples como todos acham que eu tenho, eu moro numa casa no quintal da minha avó, meu pai é separado da minha mãe, então, eu moro com a minha mãe e com o meu padrasto. Um cara chato para caramba, todos os meses eu tenho que ligar para meu próprio meu pai para pedir a pensão , senão ele não dar o meu dinheiro, meu tio usa drogas, então quando eu não estou na minha casa, estou na casa da minha avó, vigiando as coisas dela, porque senão ele leva tudo para trocar por crack, todas as noites quando minha avó chega do trabalho, ela briga com o meu avó, pois ele é SAFADO.
Eu só queria que houvesse paz na minha família, queria que o meu tio saísse das drogas, porque se ele saísse dessa roubada eu estaria feliz, ele é um ótimo tio, um cara super legal e carinhoso comigo, quando eu levo broncas da minha mãe, mesmo ele estando sob o efeito das drogas ele pergunta por que eu estou triste, eu queria uma vida melhor não só financeiramente, mas espiritualmente também, pois eu amo a minha família, e o que eu mais quero é ser feliz ao lado de todos os meus familiares.
Bianca de Jesus


Drogas
As drogas vêm dominando os traficantes no dia-a-dia e o mundo está ficando mais perigoso e mais violento. Muitos garotos e adolescentes vêm caindo no mundo das drogas. muitos deles já com anos treze ou quatorze anos de idade por incrível que pareça, a maioria deles com essas idades já são veteranos nesse sentido.
As drogas são coisas que ninguém deveria usar, infelizmente muitas ,muitas pessoas estão usando, isso não era para existir, ela faz as pessoas matarem , roubarem, violentarem e até mesmo estuprarem crianças, jovens e adolescentes e até mesmo pessoas maiores .
Por isso minha dica para as pessoas é: não usar drogas e não matar ninguém por causa dessas malditas drogas.
ROMARIO 8° ANO “B “
O DIA DO ESTUDANTES
O Dia dos estudantes poderia ser muito mais divertido . Todos os alunos poderiam se reunir e fazer brincadeiras, pipocas e todo mundo iria se divertir.
Poderíamos ir ao parque de diversões, ao cinema, ir também a um centro de cultura, nos divertiríamos bastante. E terem dia inteiro sem aulas, só nos divertindo e brincando com os colegas, amigos e professores ou também poderia ser na escola com os alunos e professores tendo apresentações mas depende dos alunos que devem cooperar sem bagunça na escola. Onde eu estudo teve apresentação, brindes foi muito divertido, nunca dei tanta risada como ontem. Este ano, foi o dia do estudante que mais gostei. 

Gostaria que todas pessoas pudessem ter um dia igual como eu tive mais como não é todo mundo que estuda, eu estudo e foi muito legal .
MIRELA PAULA 7° ANO ''B''


CONHECIMENTO PROFISSIONAL
É muito importante ter conhecimento profissional em alguma coisa, assim fica mais fácil para conseguir emprego, eu vou dar um exemplo eu tenho conhecimento profissional com televisão e outros, eu tenho um primo que já tem conhecimento, fica mais fácil para você poder trabalhar, mas ele não quer procurar emprego, meu tio, ele trabalhava como entregador de carro, só que um dia ele sofreu um acidente, então ele ficou sem movimento da perna, agora não tem como arrumar emprego.
Todos deveriam ter alguma profissão para que no futuro tenha um bom emprego
 Wilton Rodrigues - 1ºano


A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O Conhecimento profissional das pessoas está muito baixo, pois há trabalhadores que trabalham e não conhecem seus direitos.
O mercado de trabalho está empregando pessoas que tenham conhecimento das atividades que fazem, poucas pessoas têm conhecimento disso, mas a maioria conhece o que fazem, poucas gostam, mas muitas não gostam do trabalho que exercem.
A maioria das pessoas trabalham para sustentar as suas famílias e outras trabalham para enriquecer.
Poucas pessoas tem esse conhecimento profissional, pessoas são exploradas porque não sabem muito do trabalho que realizam.
Jovens começam a trabalhar mais cedo a maioria têm filhos para sustentar .
A maioria que não têm filhos pode se dedicar mais ao seu trabalho, podendo assim aprender mais sobre o seu trabalho e os seus direitos .
Hoje, o mercado de trabalho propõe o início da vida profissional, mas é somente para os jovens e os que já têm experiência.
As pessoas que não moram com a família têm maior disponibilidade de horário e estão mais dispostas e atentos a aprender a mostrar o seu trabalho .
Muitas pessoas não tem experiências para o serviço que fazem, por isso não ficam muito tempo no emprego desejado.
Se as pessoas tivessem conhecimento do que fazem essa maioria estaria mais esperta e saberia os seus direitos e os seus deveres.
Muitas pessoas que não têm experiências não conseguem empregos, porém essas pessoas tem conhecimento profissional, mas o mercado de trabalho emprega mais as pessoas experientes e que tenham conhecimento do que fazem.
JORDELE ARAÚJO - 1º ano




A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Hoje, em todo o mundo, pessoas com estudos não têm a certeza de que sabe de tudo em relação à sua profissão, pois a cada minuto que se passa no mundo surge mais conhecimentos sobre o que levou a estudar e a concluir a profissão que escolheu. Como o nosso mundo chega a nascer novidade, as pessoas com intuito de aprender, conhecer, estudar e concluir sua formação para ser um grande profissional, devem ser muito ágeis naquilo em que consiste sua profissão.

O conhecimento é muito importante na formação de um profissional. Ele, nos ajuda a entender certas coisas, saber um pouco mais de tudo que acontece e que aconteceu.

Tendo conhecimento, as pessoas que estão querendo ser um profissional na sua área, não comentará grandes ou pequenos erros, nem fala coisas que não tem nada a ver com a profissão que escolheu.

A solução para ser um bom profissional é ter conhecimento sobre tudo em relação a profissão que escolheu, e ficar atento sobre as novidades que acontecem no mundo, na profissão que escolheu.
FRANCISCA EDIVÂNIA - 1º ano


A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Hoje no mercado de trabalho há de milhares de pessoas que se propõem a vida profissional muito cedo.

A importância do profissional está muito constante na aprendizagem.
Há muitas pessoas como homem e mulher por exemplo que não querem saber de filhos agora por que atrapalha na vida profissional. 
 
Além disso, é necessário que ele esteja inserido neste processo como forma de garantir aptidões para as oportunidades que aparecem no mercado de trabalho.

Há muitas áreas profissionalizantes como por exemplo a tecnologia, é preciso começar muito cedo e estar muito ambientado com a sua área, para conhecer melhor a oportunidade de hoje em dia.

A forma de trabalho está formada em atitudes motivacionais para o maior desenvolvimento da melhoria do processo produtivo e para a economia do esforço de trabalho.

Muitas pessoas fazem mais de quatro cursos para começar um estudo melhor no mercado de trabalho.

Hoje em dia tem muitas pessoas que não fizeram nenhum curso, não aprenderam nada na vida, por isso muitas deles não têm emprego porque não se especializaram.

Mas ao contrário disso, muito dessas pessoas fizeram vários cursos, por isso que tem um emprego garantido no mercado de trabalho.
MAYNARA MOURA 9° ''C''


A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Hoje, para as pessoas trabalharem, têm que ter sua formação em mãos, porque se não tiverem essa formação não podem trabalhar na sua profissão adequada. Mas algumas empresas continuam sendo racistas com as pessoas que são morenas, porque eles não tem confiança nas pessoas que estão ao seu redor, onde às vezes tem pessoas que nós podemos confiar sem que haja a desconfiança entre o meio onde trabalhamos. Antigamente as pessoas não conseguiam trabalho de professor e nem de doutor, porque essas pessoas só conseguiam trabalhar de doméstica .

Mas nós sempre tivemos que nos virar sozinho para podermos nos alimentar e noa vestirmos de maneira adequada.

Hoje em dia as pessoas têm que ter uma formação profissional, para poder trabalhar em vários lugares, mas antes eles devem fazer uma entrevista sobre a profissão em que quer trabalhar para poder ser alguém na vida . Antes de tudo as pessoas que querem ser um profissional devem fazer um curso sobre a formação em que devem atuar. Antes de nos formar temos que ter certeza da profissão que escolhemos, para não nos arrepender depois de ter se formado naquela profissão, devemos mesmo pensar bastante, para não sofres depois.

Na minha opinião todos os profissionais têm que ser considerado com muito respeito e dedicação com todo amor do mundo.

É importante que as pessoas que terminam o ensino médio façam cursos de formação profissional, para saber o que queremos ser, uma pessoa capacitada, sem que depois nós não possamos nos arrepender de tudo o que conquistamos na nossa vida.

Todo o nosso conhecimento é expressado em todo os lugares do mundo, mas também é bom lembrar que devemos ser pessoas civilizados uns com os outros pessoas do mesmo tipo de profissão que nós escolhemos para trabalhar em caso que não haja a desconfiança.
CLEIDIANE DA SILVA 9° ''C''


A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O conhecimento é essencial quando se sabe usar, pois existem pessoas que não têm conhecimento em sua área profissional e se prejudicam, é como se um motorista de carro fosse dirigir um trem ou um avião.

Mas quem tem conhecimento sempre se sai bem no que faz, não só profissionalmente, mas em todas as áreas de sua vida.

E o que será o conhecimento? É a chave para todas os cadeados e que fica em nossa cabeça.

Eu por exemplo estou sempre procurando conhecer um pouco mais sobre ''direito'', meu objetivo e me tornar um juiz de direito, acho essa profissão fascinante , mas ser juiz não é meu único objetivo, quero ser também locutor de rádio, já estou até fazendo um estágio . Querendo ou não o que eu estou fazendo é '' buscando o conhecimento '', conhecer vários assuntos é sempre bom pra qualquer profissão, resumindo, conhecimento é a base de tudo , e se dedicar ao que for fazer.

O DIA DO ESTUDANTE
O dia do estudante, é muito importante porque cada estudante se sente muito alegre, nesse dia o estudante se alegra com os amigos, brincam, sorriem, se divertem e estudam. O nome estudante significa muita coisa para uma mãe ou pai, porque eles têm muito orgulho de saber que o filho ou filha estuda. Eu gostaria que cada estudante tivesse a consciência de que o saber é muito importante, que não deveriam ir para a escola só por ir, para irritar os professores, deveriam aproveitar a oportunidade de ter excelentes educadores e aprender a estudar, copiar, resolver as tarefas, tirar boas notas e passar de ano.
Este dia poderia ser cheio de atividades esportivas, leituras diversificadas, dramatizações e festas, para que os alunos pudessem se conscientizar de que este é o dia deles, mas, infelizmente existem alunos que não deveriam ser chamados de estudantes, porque vão para a escola atrapalhar, tirar a paciência dos professores e brincar com os colegas na sala de aula. Amigos pensem, reflitam e deixem quem quer estudar, os verdadeiros estudantes.
Antonia Ianca


À ESPERA DO CARINHO DO PAI
Num bairro humilde morava uma garota de treze anos, chamada Maria.
Todas as noites Maria chorava muito e o motivo de suas lágrimas era a distância afetiva do pai em relação a ela, todas as noites ela se perguntava do por que de seu pai ser assim, além do mais ela era filha única e deveria ser totalmente o contrário.
O pai da jovem nunca dava atenção para ela, era do trabalho para casa e assim continuava a rotina dele, cada dia que se passava ele não percebia que a filha dele estava sofrendo pela falta de carinho da parte dele. Até que um dia Maria se cansou, e viu que lágrimas, lamentos e sofrimentos não adiantaria, então ela resolveu que iria fugir. Pegou sua mochila, algumas roupas, bolachas, frutas e seguiu viagem. Logo pela manhã o pai ao se arrumar para o trabalho, percebeu que havia algo estranho, quando entrou no quarto dela viu que ela não estava mais lá, ele sentiu um aperto no coração e foi atrás dela. Após vinte e quatro horas, chamou a polícia, passados dois dias, ela a encontrou numa floresta um pouco distante de sua casa. 

Quando ele a viu, correu para abraçá-la bem forte e disse: 
- Me perdoa minha filha por eu nunca ter te dado o verdadeiro carinho que você merece. 
Thaís Pereira Sousa – 8º ano


O QUE É FUTURO PARA MIM
Certamente ao pensar no futuro qualquer pessoa planejaria coisas boas e muitos sonhos a realizar, porém o mundo de hoje não é fácil como nos filmes e nos sonhos, é preciso voltar para a triste e inconfundível realidade em que vivemos na nossa sociedade. Realidade essa que nós mesmos construímos e temos a plena certeza de que é dever de cada um lutar para mudar essa realidade e construir um futuro melhor.

Eu como uma adolescente, não tenho muitas experiências em relação a vida, porém isso não me impede ter uma ideia de como é o meu presente e o que eu espero do futuro, ideia essa que eu posso relatar oque sei e me aprofundar no assunto. Nesse caso o futuro para mim se resume em seis palavras: sonhos, desejos, coragem, determinação, força de vontade e o mais importante a fé.
Essas seis coisas são fundamentais para um futuro vitorioso. Embora, eu tenha apenas quinze anos de idade sei muito bem o que quero para mim, quero poder um dia dizer que eu lutei e hoje sou uma pessoa vitoriosa. Desejo poder terminar meus estudos e dar à minha família tudo o que eu puder, agradecendo tudo o que eles fizeram para mim até hoje, desejo fazer faculdade de jornalismo, ter um bom emprego que me permita crescer e mostrar que eu estarei pronta para merecer um bom cargo.

Embora sejam muitos sonhos, nos quais eu não vou citar, eu sei que sem fé e sem Deus na nossa vida nós não somos nada e se levarmos a certeza de que com Ele podemos tudo, Ele iria nos abençoar nesse longo caminho.
Miquelene Sousa – 9º ano

0 comentários:

Enviar um comentário