quarta-feira, 7 de abril de 2010

Cobertura sobre as chuvas no Rio de Janeiro

Resgate de menino morto emociona pai, bombeiros e vizinhos em Santa Teresa Pai se emociona com resgate de corpo do filho de 8 anos (Foto: André Teixeira / Agência O Globo) Uma cena emocionou quem assistia aos trabalhos das equipes de resgate no Morro dos Prazeres , em Santa Teresa, no Rio. O corpo de um menino de 8 anos foi encontrado pelos bombeiros, na presença do pai, na manhã desta terça-feira (7). Outros dois corpos foram encontrados no local. Transtornado, o pai arrancou a criança dos braços dos bombeiros e saiu gritando e chorando pelo local. Ele foi contido pelos bombeiros, que ficaram emocionados, assim como os vizinhos que acompanham o resgate. Na tarde de terça-feira (6), ele havia respondido ao chamado dos bombeiros, pedindo que o retirassem logo dali. Por isso a família ainda tinha esperanças de que ele fosse encontrado com vida. Mas outros deslizamentos aconteceram no local e, quando as equipes chegaram até ele, era tarde demais.

Mais de 1.500 famílias vão ser removidas do Morros dos Prazeres e Rocinha

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou no início da tarde desta quarta-feira (7) a remoção de mais de 1.500 famílias do Morro dos Prazeres e da localidade do Laboriú, na Rocinha.

“Não quero passar o próximo verão sem dormir, preocupado se a chuva vai matar alguém”, disse Paes, que ainda não tem prazo de quando os reassentamentos vão começar.

Mortos pela chuva no Rio já são 113, diz Defesa Civil Estadual

O número de mortos pela chuva no estado do Rio já chega a 113, segundo informações da Defesa Civil Estadual. No total, já são 135 feridos no estado.

Pelo balanço da Defesa Civil Estadual, morreram 43 pessoas no Rio, 54 em Niterói, 12 em São Gonçalo, 1 em Nilópolis, 1 em Petrópolis, 1 em Magé e 1 em Engenheiro Paulo de Frontin (que foi encontrado por bombeiros de Paracambi). No entanto, de acordo com a Defesa Civil de Niterói, são 60 mortos na cidade.

Na contagem da capital, aconteceram 18 mortes no Morro dos Prazeres, 5 no Morro dos Macacos, 5 no Morro do Turano, 4 em Santa Maria (Taquara), 3 no Morro do Borel, 2 na Ladeira dos Guararapes (Cosme Velho), 1 no Morro do Andaraí, 1 no Recreio dos Bandeirantes, 1 na Ladeira dos Guararapes (Humaitá), 1 na Cascatinha, 1 na Ilha do Governador e 1 na favela da Rocinha.

Segundo a Defesa Civil municipal existem 1.778 pessoas desabrigadas na cidade. A Defesa Civil estadual diz que não recebeu os dados dos outros municípios.

Ministério da Saúde vai distribuir 70 mil kits a municípios afetados pela chuva no Rio

O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria estadual de Saúde, vai disponibilizar 70 mil kits com roupas, remédios e alimentos para os municípios atingidos pela chuva no estado do Rio.

A iniciativa foi anunciada durante a reunião, nesta quarta-feira (7), do qual participaram o governador do Rio, Sérgio Cabral, o ministro da Integração Nacional, João Reis Santana, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e mais 11 prefeitos de cidades atingidas pela tempestade.

Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também foram preparados com medicamentos e vacinas para combater a leptospirose.

Além disso, foi acertado na reunião que 4.080 casas que hoje fazem parte do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa Econômica, serão transferidos para o programa “Minha casa, minha vida”, do governo federal, que tem prestações menores. O objetivo é beneficiar pessoas que perderam seus imóveis com as chuvas ou que moram em áreas de risco.

‘Rio vai estar preparado para Copa’, diz Secretário de Conservação do Rio

“O Rio vai ser a capital da Copa do Mundo, a sede das Olimpíadas e vai estar preparado para isso. Nas ocasiões, a cidade será a capital do mundo”, disse o secretário municipal de conservação e serviços públicos, Carlos Roberto Osório, durante entrevista no Centro de Controle da CET-Rio, nesta quarta-feira (7).

Osório afirmou ainda que desastres como os que atingem o estado desde segunda-feira (5) não se resolvem da noite para o dia e lembrou que a chuva causou danos também nos estádios do Maracanã e Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio. “Estamos trabalhando para resolver não apenas o problema do Complexo do Maracanã, mas de toda a cidade do Rio de Janeiro”.

Osório também falou sobre as obras no estádio: “Aproveitando que o Maracanã vai passar por reformas, podemos aproveitar para incluir na reforma obras de prevenção de chuvas e de drenagem”.

FOTOS: chuvas mudam paisagem da cidade

A chuva e o tempo instável mudou a paisagem do Rio. As fotos abaixo, enviadas pelo internauta Allan Sandes de Oliveira, mostram como os deslizamentos mudaram uma das ilhas da Baía de Guanabara.

E nesta abaixo, feitas pelo jornalista Gustavo Poli, editor do Globoesporte.com, revelam a rápida mudança no tempo na Zona Oeste nesta quarta-feira (7).

0 comentários:

Enviar um comentário